A Yeti possui parceria com correspondentes bancarios, para auxiliar seus clientes no processo de financiamento e documentação dos imóveis.Entender como funciona um correspondente bancário não é difícil. Ele pode ser uma firma, pessoa jurídica ou qualquer instituição que possa intermediar as operações entre o banco e o cliente.Todavia, para executar essa função, a instituição deve estar devidamente regulada pelo banco central. Os correspondentes bancários concedem crédito e outros vários serviços, em nome de algum banco. Os objetivos centrais dessa atividade são conceder o crédito de uma forma mais eficiente e acelerar o atendimento ao cliente junto ao banco. Quais serviços o correspondente bancário pode fazer?Os serviços bancários que podem ser intermediados por um correspondente, são diversos e, devem ser autorizados pelo banco central.
Para contratar o serviço de um correspondente bancário, são indispensáveis algumas cláusulas contratuais, como:
E, ainda, é necessário estar atento sobre quais atividades os correspondentes bancários não estão autorizados a executar.
Quais são as vantagens de obter o serviço de um correspondente bancário?Os correspondentes bancários podem facilitar e tornar mais eficientes diversas atividades e obrigações financeiras.
Vale a pena lembrar que não são todos os correspondentes bancários que disponibilizam empréstimos e créditos. Para quem busca algo mais direcionado a esse tipo de serviço, o recomendado é buscar correspondentes bancários especializados na área. Cuidado necessário com os correspondentes bancáriosExistem alguns cuidados com correspondentes bancários que, ao contratar o serviço, todos clientes deveriam ter. 1. Consulte o CNPJ da empresa no Banco centralPara as empresas trabalharem como correspondentes bancários, precisam estar registradas e autorizadas pelo banco central. Portanto, procure pelo nome e CNPJ da empresa no site oficial do banco central. Isso pode te dar a segurança de que aquela empresa, realmente, existe. 2. Não faça, sobre nenhuma hipótese, depósitos adiantadosAs empresas do ramo, não são autorizadas a cobrar depósitos e pagamentos adiantados. Portanto, não o faça sobre qualquer circunstância. É uma característica bastante comum em empresas fraudulentas solicitarem esse tipo de depósito. 3. Procure conhecer mais sobre a empresaAntes de contratar o serviço de alguma empresa correspondente bancária, pesquise sobre ela e busque saber sobre experiências de outras pessoas. 4. Verifique o e-mail da empresa e o certificado de segurança no siteNormalmente, empresas fraudulentas usam e-mails de domínio público, como Gmail, Hotmail e Yahoo. As empresas corretas costumam ter o domínio do e-mail que se assemelham ao nome da empresa. Do lado esquerdo da URL, fica o certificado de segurança do site. Portanto, cheque se o status que aparece é “seguro”. Por fim, é importante lembrar que o trabalho do correspondente bancário pode ser muito vantajoso em diversos cenários. Mas, é recomendado estar atento a essas dicas para não cair em fraudes, e se prejudicar. |